Com 36% das obras concluídas, Arena Palestra já ganha forma
Novo estádio do Verdão já tem arquibancadas de pé e prédios entregues. Camarotes serão negociados, e clube quer faturar com Memorial
– Já começamos a trabalhar nesse sentido, estamos tendo reuniões quase todos os dias com possíveis parceiros e compradores dos camarotes. Até o fim do ano teremos uma visão mais clara de tudo isso – afirmou Rogério Dezembro, diretor de novos negócios da WTorre.
Cada cadeira do camarote terá um preço aproximado de R$ 15 mil a R$ 16 mil. Serão 200 camarotes no total, e parte da arrecadação irá para os cofres do Palmeiras, em porcentagem que aumenta conforme se aproximam os 30 anos de concessão da construtora.
– É dinheiro novo, o Palmeiras vai agregar mais arrecadação e ficar mais forte. Aposto que será o maior clube do Brasil em poucos anos – disse Dezembro.

(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
O prazo para a entrega da Arena é o segundo semestre de 2013. A data não é tão específica porque os engenheiros montam a previsão de acordo com chuvas e outras variáveis climáticas que atrasam os trabalhos. Os funcionários trabalham em dois turnos de segunda a sábado – a área residencial em volta da Arena impede obras na madrugada e aos domingos. Mesmo assim, o clima é de otimismo no canteiro.
A principal mudança em relação aos últimos meses é o estado da antiga “ferradura”, arquibancada atrás de um dos gols que teve de ficar de pé por causa do alvará emitido pela Prefeitura de São Paulo, que contempla apenas a reforma do local. A derrubada daquele setor caracterizaria a construção de um novo empreendimento, o que demandaria novo alvará – não concedido pelo prefeito Gilberto Kassab, que chegou a visitar as obras no fim do ano passado.
– Desde então falamos muito pouco com ele. A visita foi mais de cortesia, mas não teve efeito prático – lamentou Rogério Dezembro.
Dessa forma, a construtora teve de pensar em uma alternativa para levantar novas arquibancadas no setor. Algumas partes da antiga estrutura foram furadas para a passagem dos novos pilares de sustentação. As fundações já estão quase prontas, e em poucos dias esses pilares serão erguidos. Atrás das arquibancadas, também já há fundações de uma das cinco caixas de escadas que vão compor o estádio. As outras quatro já estão quase prontas.
Antes do fim do ano, três das quatro partes do anel da Arena estarão unidas, desde o setor de numeradas, passando pelas novas arquibancadas das piscinas e terminando do outro lado, virado para a Avenida Francisco Matarazzo.
Para acelerar as obras da “ferradura”, o Palmeiras precisa ocupar logo os prédios administrativo e multiuso que lhe foram entregues nesta semana. Isso porque ainda há esportes amadores em funcionamento em um galpão que fica abaixo daquele setor de arquibancadas. Assim que o clube transferir as atividades para os novos edifícios, a WTorre vai demolir a construção, acelerar as arquibancadas e projetar o Memorial de Conquistas, que terá o busto do ex-goleiro Marcos.
– O Memorial será nessa antiga construção, teremos a estátua do Marcos, as taças, tudo. Pretendemos fazer da Arena um ponto turístico de visitação de torcedores, e, claro, com o Palmeiras ganhando dinheiro com isso. Queremos virar referência, como são o Santiago Bernabeu (do Real Madrid-ESP), o Stanford Bridge (do Chelsea-ING)... – relatou Rogério Dezembro.
O problema é que o Palmeiras não tem tanta pressa assim em ocupar os prédios. O presidente Arnaldo Tirone pediu calma para definir algumas questões simples – por exemplo, quem vai ocupar cada andar do prédio administrativo. Neste edifício ficará sediada toda a diretoria do clube, além dos departamentos amadores.
– Não é a reforma de uma casa, ou de um quarto. É um prédio de 22 mil metros quadrados. Estamos fazendo a parte de automação dos prédios, os pisos, e aí vamos tocando a obra – explicou Arnaldo Tirone.

– Todo mundo é tratado com igual importância pelo clube. Haverá espaço para todos. A Arena é o que há de mais moderno em construção no Brasil – avisou o presidente do Palmeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário